OFICINA DE TOQUE E DANÇA

14/01 às 14:00 - 16:00

Toques Candomblé Angola ( Kyloatala-Raíz Goméia )

Oficineiro: Grupo Kyloatala
Público-Alvo: Educadores, estudantes, músicos, dançarinos, coletivos culturais, entre outros interessados em temas ligados à cultura.
Conheça mais sobre a oficina AQUI: OFICINA MUKIXI MWUIMBU

A oficina tem duração de 2 horas e apresenta os toques do samba tradicional de Caboclos, abordando também os ritmos do Candomblé de Angola (barra- vento, cabula, congo e nagô), o uso ritualístico da percussão e a conexão dos ritmos sacros do Candomblé com a música popular.

Metodologia: Acolhimento com cantigas e toques de Caboclo. Explanação sobre a função de cada atabaque e função. Exercícios técnicos para mostrar os toques nos atabaques. Encerramento com todos os participantes e palestrantes tocando os ritmos aprendidos.

Dança Candomblé Angola ( Kyloatala- Raíz Goméia)
Oficineiros: Tata Kamuanga

A oficina tem duração de 2 horas e apresenta as danças do samba tradicional de caboclo, os ritmos do Candomblé de Angola, uso ritualístico da dança e a conexão dos ritmos sacros do Candomblé com a música popular.

Metodologia: Acolhimento com os palestrantes recebendo o público com uma demonstração breve de performance com dança e toques de atabaque do candomblé Angola. Alongamento e aquecimento. Ensino dos passos , movimentos e gestuais das danças realizadas nas festividades de Caboclo. Encerramento e confraternização com todos dançando em roda os ritmos aprendidos e interiorizados durante a oficina.

@tatosales
@alinetorressp