
- Este evento já passou.
O fim de semana no CCJ terá Trovadores Literários, Risco Festival, banda Maglore, Chico Brown e muito mais
08/12/2018 às 10:00 - 09/12/2018 às 22:00

Junte a família e venha curtir o Centro Cultural da Juventude neste fim de semana, dias 8 e 9 de dezembro, que são muitas atrações gratuitas! Segue lendo…
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Biblioteca Viva – Trovadores Literários
Quando: 8 de dezembro
Onde: Biblioteca
Horário: às 15h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min
Descrição: Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura.

PERFORMANCE
Risco Festival – Tribunal dos Animais
Quando: 8 de dezembro
Onde: Mirante
Horário: às 17h
Direção artística: Catherine Baÿ
Classificação Indicativa: Livre
Descrição: A intervenção urbana estreou em maio de 2018 na Escola de Belas Artes de Paris e conta com a participação de performers brasileiros, por meio de uma oficina de criação com a artista Catherine Bay. Os performers vestem máscaras que fazem referência a fábulas conhecidas e circulam pelo espaço a pé, até iniciar uma plenária pública, em forma de áudio-peça. O trabalho trata da decadência da democracia e foi criado em colaboração com o artista sonoro brasileiro Dudu Tsuda.
Catherine Baÿ vive e trabalha em Paris. Estudou teatro com grandes mestres como Jacques Lecoq e Philippe Gaulier e dança com Philippe Decouflé. Passou cerca de 10 anos desenvolvendo seu trabalho como coreógrafa e diretora, levando esta experimentar para diferentes formas como coreografia, performance, direção, vídeo e cabaret. Desde 1994 desenvolve uma série de trabalhos que abordam códigos de representação.

DANÇA
Dança: Forma, Técnica e Biodiversidade da Vida
Quando: 8 de dezembro
Onde: Arena
Horário: das 18h às 20h
Classificação Indicativa: Livre
Descrição: O projeto do Grupo Identidade em Movimento contribui para o entendimento da biodiversidade da vida, considerando todas as suas formas, assim como os genes contidos em cada indivíduo e a inter-relação ou ecossistemas. São dois espetáculos, a começar por “Escravos da Vida”, que tem o intuito de ilustrar coreograficamente fatos do nosso cotidiano que são similares à história da colonização forçada, como preconceito, pobreza, discriminação com a mulher preta e o fascismo político. Já o espetáculo “Marionetes Humanas” trata sobre a manipulação e sua forma de agir para que todos se mantenham alienados, desprovidos de inteligência e discernimento da informação.

MÚSICA
Maglore – Sábado é Rock
Quando: 8 de dezembro
Onde: Anfiteatro
Horário: das 20h às 21h30
Classificação Indicativa: 16 anos
Descrição: Maglore é uma banda de rock alternativo e psicodelia de Salvador, formada por Teago Oliveira (voz e guitarra), Felipe Dieder (bateria), Lelo Brandão (guitarra e teclado) e Lucas Oliveira (baixo e voz). O grupo é conhecido por misturar referências estéticas antigas, entre os anos 70 e 80, e mais modernas, sempre alinhadas a canções pop dançantes. A banda está em turnê do seu quarto álbum, “Todas as Bandeiras”, lançado em 2017, eleito pela crítica especializada um dos melhores discos do ano. Uma de suas canções, a “Ai, Ai”, fez parte da trilha sonora de “Malhação”.

MÚSICA
Folclore a 4 Vozes em um só Coração
Quando: 9 de dezembro
Onde: Itinerante pelo CCJ
Horário: às 17h
Direção e interpretação: Rodrigo Caffer
Classificação Indicativa: Livre
Descrição: Este trabalho de criação tem como norte a música folclórica e de domínio público brasileira. O conceito do projeto tem o nome “Sereia do Futuro”, no qual uma sereia chega à cidade e transita pelos espaços e pessoas levando o canto de um povo de algum lugar, trazendo consigo diversas vozes pra qualquer canto, por todo canto. Neste contexto musical vale tudo: caixinhas de som e fones de ouvido a bateria, ventiladores, redes de dormir e, claro, instrumentistas. A proposta tem caráter itinerante e funciona através do trânsito por diversos espaços onde há diálogo com a música.

MÚSICA
Chico Brown
Quando: 9 de dezembro
Onde: Anfiteatro
Horário: às 18h
Classificação Indicativa: 16 anos
Descrição: Em sua tour de estreia, o compositor, multi-instrumentista, cantor e filho de Carlinhos Brown explora em seu repertório a intersecção cultural entre as cidades de Salvador e Rio de Janeiro e o diálogo com a música de todo o mundo. O show de Chico Bronw traz um apanhado de versões e abordagens experimentais de clássicos renomados, peças instrumentais e canções autorais inéditas de Chico, reverenciando suas influências familiares e artísticas. O show apresenta também “Massarandupió”, valsa composta por ele com letra de seu avô Chico Buarque.

O Centro Cultural da Juventude fica ao lado do Terminal Nova Cachoeirinha e há 20 minutos de ônibus da Barra Funda!