
- Este evento já passou.
Mês do Hip-Hop no CCJ contará com Poetas do Tietê, Zoioo MC, Rasul, Fla Neves, Ruptura e muito mais
16/04/2019 às 20:00 - 25/04/2019 às 21:30

Para comemorar o Mês do Hip-Hop, celebrado em abril, o Centro Cultural da Juventude, na zona norte de São Paulo, promove entre os dias 16 e 25 deste mês uma programação especial com shows musicais, oficinas e apresentações de MCs. Abaixo, as atrações e mais abaixo os releases dos artistas.
PROGRAMAÇÃO MÊS DO HIP-HOP
16 DE ABRIL
20h00 | MC Carlos Xavier
21h | MC Jana Santis
17 DE ABRIL
14h00 | Sarau “Poetas do Tietê”
20h30 | João Bazilio
21h00 | MC Pamponet
18 DE ABRIL
20h30 | MC RASUL
21h00 | ROBSON DURAP
21h30 | ROGER BUGSY
19 DE ABRIL
16h30 | SCRAT MC
17h30 | RUPTURA
20 DE ABRIL
14h30 | WILSON – SOLDADO DE CRISTO
20h30 | FLA NEVES
11h às 13h VIVÊNCIA DE GRAFFITI
15h às 17h com CAFÚ
11h às 13h VIVÊNCIA DE MC
15h às 17h com DIGGITAL FOX
14h e 17h | BATALHAS DE BBOY
com DAVI CRUZ E DUCK
21 DE ABRIL
16h00 | FELIPE TORRES
16h30 | VMC
17h00 | CEMPORCENTO
17h30 | KLEBER CAPITANIA 33
18h00 | ZOIOOMC
18h30 | LINCON SIMPLESMENTE
19h00 | JORGE VERSANNU
RELEASES DAS ATRAÇÕES
CEMPORCENTO
Jonathan Aparecido Bombem é Cemporcento, que é influenciado por Malcolm X, The Black Panthers e Carlos Mariguela. Suas letras e músicas possuem temas diversos que retratam e abordam o cotidiano dos brasileiros de um modo geral, agregando temas de conscientização. Residente Zona Norte de São Paulo, Cemporcento iniciou sua carreira com rimas de improviso. Para melhorar seu dom e desenvolver seu talento, ingressou no universo dos MCs,

DAVI CRUZ
O artista nasceu e foi criado na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco. Dançarino, professor e coreógrafo, teve início nas Danças Urbanas através de um grupo de break dance de uma igreja de sua cidade natal. Ao longo dos anos se apaixonou pela arte através de filmes, videoclipes e artistas. Davi se mudou para São Paulo aos 15 anos e entrou na Cia de Dança de Franco da Rocha e ganhou o título de melhor bailarino no 5° Festival de Dança com Arte em São Paulo. Em 2013 integrou-se no grupo competitivo Crewest, onde obteve várias premiações, municipais, regionais e nacionais. Participou de trabalhos como a abertura do show da cantora Anitta. Em 2016 Davi entrou para o grupo Phenomenal Team.

DIGGITAL FOX
Rapper e produtor desde 1998, é formado em Licenciatura em Música. Atualmente é diretor de produção musical na produtora Nova Era Music Group, e integrante dos grupos Movimento Cultural Pirituba Jaragua, Núcleo de Pesquisa Mercadológica do Hip-Hop e Furmigueiru. Trabalha como professor de música, produtor, compositor, arranjador e interprete.

EFRAIN DUCK
Artista, professor, dançarino e coreógrafo profissional, é praticante, pesquisador e estudante da cultura hip-hop e das danças urbana (street dance) desde 2005. Atualmente é professor de dança e ritmos class.

FELIPE TORRES
Felipe Torres é um artista multimídia com formação em Arquitetura e Música. Seus trabalhos transitam entre as artes plásticas e a música, tanto na composição quanto na construção de instrumentos. BARKTMODS é um projeto que mescla grafite, música e intervenção urbana.

FLA NEVES
Fla Neves é uma rapper, cantora e compositora nascida em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Migrou aos 29 anos para a zona norte de São Paulo, onde vive atualmente. Teve seus primeiros contatos com a música em corais de igreja e mais tarde com o rap aos 19 anos, formando já o extinto grupo Damas do Gueto com Kelly Neriah. Trabalhou
como backing vocal de Mano Cobra (ex-Conexão do Morro) e com o cantor Mano Mari. Letras empoderadas marcam seu trabalho.

JORGE VERSANNU
Jorge Versannu, 39 anos, é rapper da zona norte de São Paulo. Ele traz em sua lírica festa e reflexão, pontuando esporadicamente verdades biográficas. De maneira irônica, Versannu também personifica algumas de suas rimas e sensibiliza em outras. Para o MC, a música é capaz de construir, desconstruir e transformar.

LINCOLN SIMPLESMENTE
O rapper vem com um diferencial em suas letras: não só a realidade que se encontra na vida de pessoas humildes, mas as alegrias e trazem muita positividade em suas composições. Suas músicas têm temas variados e se destacam por serem bem diferentes umas das outras nas questões de “flow”, arranjos, batida e Levada.

PAMPONET
Pamponet é nascido e criado na Zona Norte. Começou no rap com 16 anos e já se apresentou no Caminho do Rap, A Rua Fala, Da Ponte Pra Cá e Rap Movel. Suas maiores referências são Vietna, Racionais, Sabotage e MV Bill.

OS POETAS DO TIETÊ
Os Poetas do Tietê têm mais de 10 anos de caminhada, realizando diversos projetos poéticos simultaneamente, como o sarau de rua Poesia na Faixa, o Sarau Asas Abertas em penitenciárias, o Sarau Ocupaz no Jardim Paraná e, mais recentemente, o Festival Literário da Norte.

WIL, SOLDADO DE CRISTO
Começou no rap em 1990 com o grupo Voz da Zona Norte, criado para levar informação através da rima. Já dividiu palcos com grupos como Racionais MCs, RPW, Thaíde, DJ Hum, SNJ e MV Bill. Também fez parte do grupo DI.S.MA.N.CHE, com videoclipe vinculado à extinta MTV. Atualmente faz parte do grupo Ministério Outro Nível, grupo gospel não religioso que leva principalmente boa música através de rimas (com apresentações em igrejas, escolas, ruas e baladas jovens).

JOÃO BAZILIO
O rapper João Bazilio está no cenário musical há quase duas décadas e nesses anos de carreira foi velado por rimar sobre amor, perdas e desgostos. Em 2015 lançou seu primeiro single no intitulado Rap Sofrência e, desde então, compõe músicas que contam sua história real, dores e perdas ao longo desses quase 36 anos de vida. Retornou com lançamento seu primeiro EP também intitulado “Rap Sofrência” em 2016.

JANA SANTIS
Jana Santis subiu nos palcos no ano de 2016, com o intuito de trazer a realidade que vivem as mulheres e o que acontece na sociedade em geral. Através da rima, faz militância contra todo e qualquer tipo de opressão direcionado às minorias. Ajudou a fundar o grupo de rap COLAPSO FEMININO. Jana aposta na força de vontade e no amor pela música.

RUPTURA
Em cima do palco, Ruptura causa grande espanto da plateia logo no início da apresentação com uma poesia (à capela), relatando as dificuldades do pobre brasileiro e trazendo músicas com instrumentais do boom bap dos 90, porém com uma releitura mais moderna, trazendo elementos da música brasileira e influências desde o samba, o funk e o heavy metal.
O grupo varia entre momentos mais agitados e momentos mais reflexivos em suas harmonias, desde ritmos mais dançantes com influência do jazz e funk, até sinfonias mais agressivas que trazem a dança do bate cabeça.

KLEBER DE SOUZA
Kleber de Sousa, o Klébão, do Capitania 33, é morador da Vila Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Além da música, é apreciador de futebol. Com o CD “O Preço de um Sonho”, reuniu influências musicais do R&B, soul, Black music, rap, hip-hop, MPB etc. Klébão também escreveu um livro com o título “O Preço de um Sonho”. Hoje produz musicais e videoclipes.

VMC
“Sempre lutei e acreditei de modo otimista, não é agora que vou desistir.” Diego Vasques, o VMC, iniciou suas composições em 2014, mas começou a gravar mesmo em 2017 tendo como referências Racionais MCs, D’Jonga, Fábio Brazza, Trilha Sonora do Gueto, Xamã e outros artistas que estão na cena atual. Seu EP “Nunca Subestime” é composto por 10 faixas mostrando a evolução de sua trajetória no rap. Seu show é composto por músicas que trazem sua visão sobre a cena atual política e social do Brasil.

SCRAT MC
O artista faz uma apresentação envolvente, com muita interação e agito, promovendo sempre um conteúdo de informação e reflexão.

ZOIOO MC
Com uma apresentação empolgante e cativante, Zoioo conquistou amigos e admiradores em seus shows, aliado a um discurso honesto, letras contundentes que passeiam pelo cotidiano e o imaginário e músicas somadas à energia de palco. Nascido na cidade de Campos (RJ) e criado na Vila Brasilândia (SP), Zoioomc iniciou sua caminhada no rap em 1995, com passagem por grupos da região, adquirindo conhecimento e amadurecimento. Seu segundo disco, “Água de Pedra”, passou por diversas apresentações e foi indicado ao Prêmio Sabotage e teve participação do underground heat do rapper Sono Dog.

CAFU DESENHISTA
Francisco Costa dos Santos é músico, desenhista e grafiteiro e contará no CCJ a historia do graffite e sua importância para o movimento hip-hop. Em 93, criou um dos primeiros grupos de rap da região. Em 2000, deu inicio ao trabalho de desenhista e grafiteiro e articulador cultural no Jardim Peri, participando ativamente de projetos como Cine Escadão, Cine Cachoeira, Projeto Espremedor e Fabrica de Gênios, entre outros.

CARLOS XAVIER
As intervenções têm como objetivo promover a inclusão e o acesso à cultura hip-hop nas periferias de São Paulo. Nas apresentações de Carlos Xavier são compartilhadas as vivências em forma de versos. Além da apresentação do projeto solo, desenvolve batalhas e outras intervenções a fim de proporcionar oportunidade aos novos artistas. Carlos Xavier tem 34 anos e iniciou sua carreira em 1998. Multi instrumentista, destacou-se como baixista na Banda Raizion (2002 a 2008).

DIA 25 DE ABRIL
FINO D’FLOW apresenta SARAUNDSYSTEM
Onde: Anfiteatro
Horário: 20h30
Classificação Indicativa: 16 anos
Descrição: Acompanhado de um DJ, o rapper Fino D’Flow apresenta o Sarau Soundsystem do Moderno Ao Contemporâneo – Especial Manuel Bandeira. Levado pelas batidas do ritmo e as rimas do escritor, o artista utiliza-se de todo seu “flow” para propagar a literatura, incentivar a educação e disseminar a cultura hip-hop. A proposta é uma releitura das obras do Manuel Bandeira.

Siga a gente em facebook.com/CCJuventude
SOBRE O CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está localizado na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha. Siga a gente em facebook.com/CCJuventude e Instagram e Twitter @ccjuventude.
O CCJ é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de março de 2006, fruto da mobilização da comunidade no Orçamento Participativo, inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando o empoderamento e o protagonismo da juventude a partir de uma programação cultural gratuita e diversificada, tendo o jovem não somente como espectador, mas como sujeito promotor, organizador e realizador dos Programas e Projetos realizados tanto no espaço como difundidos pela cidade. Entre as várias atividades, destacam-se apresentações e oficinas teatrais, shows de música, aulas e espetáculos de circo e de dança, cinema, debates, encontros e saraus e núcleos de comunicação comunitária e de produção audiovisual. O CCJ tem 8.000 m² de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, laboratório de pesquisas, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência e com computadores com acesso à internet.