Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Com mix de ritmos, Banda Barracos mostra a força criativa das comunidades de palafitas do Brasil

13/04/2019 às 20:00 - 21:00

A banda santista Barracos apresenta no dia 13 de abril no Centro Cultural da Juventude seu show que tem como objetivo dar visibilidade à questão da moradia popular em consequência da desigualdade social vivida no Brasil, em especial a situação de vulnerabilidade das comunidades sob palafitas.

A banda é derivada do projeto social localizado há 15 anos na maior favela sobre palafitas da América do Sul, o Dique da Vila Gilda, do Instituto Arte no Dique. A união de arte, educação e cidadania são os pilares que fundamentam este projeto, localizado na maior favela sob palafitas da América do Sul: o Dique da Vila Gilda.

A banda foi premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo com o financiamento da gravação do primeiro disco, que apresenta uma sonoridade contemporânea mesclando coco, baião, rock, rap, fandango e ciranda, entre outros outros ritmos.

Difunde o pioneirismo de captar e reproduzir a sonoridade de uma das maiores comunidades periféricas do mundo, com letras que retratam a realidade dos moradores das comunidades da maré escritas sob um olhar crítico a respeito da falta de moradia popular e condições de sobrevivência das tradições culturais nas comunidade marginalizadas por todo Brasil.

No show, a banda convida o raper santista IceDee, vocalista do grupo Voz de Assalto, para participar da faixa Samba Rap. Os integrantes são moradores da comunidade que entraram no projeto ainda crianças e hoje realizam viagens internacionais e apresentações por todo o Brasil, além de dividirem o palco com músicos santistas já renomados.

A Banda Barracos ainda serve na comunidade de espelho para as crianças que participam do projeto, o Coletivo Quero, banda percussiva maestrada pelo percussionista Edison Cabeça participa da faixa Coco na Chuva do CD. O trabalho da Banda Barracos está disponível em todas as plataformas de streaming e para a venda online.

As irreverentes projeções especialmente criadas pelo multi-artista Márcio Barreto se somam à sonoridade contemporânea e às batidas fortes da percussão da banda. Também conta a participação do Coletivo Querô, grupo de crianças pertencente às oficinas sócio-culturais do Instituto Arte no Dique.

Banda Barracos / Foto: Divulgação

Evento gratuito
Classificação Indicativa: Livre

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha.

Siga a gente em facebook.com/CCJuventude, Instagram @ccjuventude

Com mix de ritmos, Banda Barracos mostra a força criativa das comunidades de palafitas do Brasil

Detalhes

Data:
13/04/2019
Hora:
20:00 - 21:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,

Local

Anfiteatro
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo, SP 02720-200 Brasil