Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CCJ inaugura galeria e abre exposição de César Garcia com artes cinética, sonora, interativa e eletrônica

22/02/2019 às 19:00 - 17/03/2019 às 19:00

O Centro Cultural da Juventude tem o prazer que anunciar a criação da Galeria Arte Contemporânea, que vai abrigar a exposição do artista César Garcia, que abre no dia 22 de fevereiro às 19h. “A.F.A.M.A.I – Arte Fabricação, Arte Máquina, Arte Invenção” é um recorte selecionado de algumas obras da trajetória do artista visual.

Desde o início de sua pesquisa, o artista manifesta um interesse especial nos aspectos que a interação e o movimento podem despertar no objeto artístico – seja esse o movimento espontâneo do objeto, o movimento causado pela ação e reação do público ou o movimento desse público em relação ao objeto.

Diretamente influenciado pelo olhar contemporâneo que enxerga o processo como obra de arte e alinhado com tradições latino-americanas de arte ótica e mecânica como Carlos Cruz-Diez e Jack Vanarsky, o artista realiza sua contribuição à pesquisa de arte cinética, sonora, interativa e eletrônica.

Trabalhos de César Garcia / Foto: Divulgação

Imagens pictóricas que se alteram quando se movimentam, livros que estremecem e ressoam quando abertos, esculturas sonoras e luminosas que só existem mediante o toque de um botão: obras que necessitam desse vínculo vital com seu interator, objetos que propõem e permitem uma alteração mútua entre esses dois entes. A experimentação cinética deixa a oficina do artista e passa a ocupar um ambiente em que ela pode ser vivenciada por todos.

Para o artista, “a pesquisa artística é o processo de fabricar uma invenção, e a fabricação é uma forma de expressão. Além disso, apesar de uma fabricação técnica que incorpora métodos digitais e eletrônicas de construção, trata-se de uma fabricação empírica: onde os erros e acidentes são incorporados a um processo de eterna manutenção, vivenciamento de novas emoções e descoberta de elementos originais de composição e configuração.

Sobre o artista
César Garcia nasceu em São Paulo em 1986. Bacharel em artes visuais pela ECA-USP, foi artista residente no Museu da Imagem do Som e vencedor do prêmio Primeiras Obras do ProAC-SP. Já expôs em diversos salões de arte como o Salão de Arte de Ribeirão Preto e o Salão de Arte de Santo André e foi premiado no Salão de Arte e Tecnologia de Ponta Grossa, PR.

O artista atua nos limites entre arte e invenção. Através de seus conhecimentos em tecnologia e fabricação digital, procura investigar em suas obras as oportunidades de expressão através da sonoridade, da interatividade, da luminosidade e sobretudo do movimento.

César Garcia / Foto: Divulgação

Abertura: 22/02 às 19h
Período: 23/02 a 17/03
de terça a sábado das 10h às 20h
domingos e feriados das 10h às 17h
Local: Galeria Arte Contemporânea do CCJ

Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: Livre

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha.

Siga a gente em facebook.com/CCJuventude, Instagram #ccjuventude e Twitter CCJ – Centro Cultural da Juventude

Obra de arte de Cesar Garcia / Foto: Divulgação
CCJ inaugura galeria e abre exposição de César Garcia com artes cinética, sonora, interativa e eletrônica

Detalhes

Início:
22/02/2019 às 19:00
Final:
17/03/2019 às 19:00
Evento Tags:
, , , , ,