O CCJ – Centro Cultural Municipal da Juventude Ruth Cardoso, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de março de 2006, fruto da mobilização da comunidade no Orçamento Participativo, inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo.

Proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando o empoderamento e o protagonismo da juventude a partir de uma programação cultural gratuita e diversificada, tendo o jovem não somente como espectador, mas como sujeito promotor, organizador e realizador dos Programas e Projetos realizados tanto no espaço como difundidos pela cidade.

Dentre as várias atividades, destacam-se apresentações e oficinas teatrais, shows de música, aulas e espetáculos de circo e de dança, cinema, debates, encontros e saraus, horta comunitária e oficina de bicicletas, cozinha experimental de alimentação saudável, núcleos de comunicação comunitária e de produção audiovisual e cursos de formação profissional.

É gerido por Administração Direta, como Departamento da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Pelo Decreto 50.121/2008, o CCJ ficou denominado como Centro Cultural Municipal da Juventude “Ruth Cardoso”.

O CCJ tem 8.000 m² de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência e com computadores com acesso à internet.


SERVIÇOS
Todas as atividades são gratuitas.

Horário de atendimento
De Terça a Sábado, das 10h às 20h | Domingos das 10h às 18h.

Horário de atendimento da Internet Livre
De Terça a Sábado, das 10h às 22h, Domingos  das 11h às 18h.

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha – 02721-200 – São Paulo/SP.
Tel.: (11) 3343-8999 | centroculturaldajuventude@gmail.com