Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mapa dos Afetos, que une cultura digital com ativismo e intervenção urbana, traz ao CCJ a Oficina de Passinho

30/setembro às 15:00 - 19:00

O projeto Mapa dos Afetos combina cultura digital, estudos de cidades, urbanismo, ativismo e intervenção urbana. Mapeia a cidade de São Paulo em uma plataforma digital alimentada pelas experiências de diferentes grupos sociais: mulheres e meninas, pessoas com deficiência, população LGBTQ e imigrantes e refugiados. Os colaboradores também poderão se identificar como brancos ou não-brancos e por faixa etária.

A plataforma digital foi idealizada por Natalia Mallo, realizada pelo Núcleo Corpo Rastreado e desenvolvida pelo laboratório de visualização urbana MEDIDA SP. Nela são registradas e georeferenciadas contribuições individuais, narrativas sobre vivências no espaço púbico nas categorias: conforto/segurança, perigo/desconforto, histórico/factual ou ponto de referência. Os colaboradores poderão enviar mídias como textos, fotografias, áudio e vídeo. A plataforma é uma interface composta de mapa e blog/narrativas e permitirá conexão entre colaboradores e suas experiências na cidade.

Paralelamente à plataforma digital, serão realizadas atividades presenciais, em datas relevantes e emblemáticas para diferentes grupos sociais dentro do calendário da cidade de São Paulo (mês da mulher, mês do orgulho LGBT, dia da juventude etc), seguindo um cronograma de maio 2018 a março 2019.

Passinho no CCJ
No CCJ será realizada apresentação da plataforma, captação de histórias com foco no público jovem e na região do entorno do centro cultural. Haverá ainda dois eventos artísticos, iniciando com oficina e demonstração de Passinho, com coordenação de Rodrigo Vieira e presença de quatro dançarinos e DJ. Oriundo das favelas cariocas, o Passinho possui características e movimentos do frevo, capoeira, samba e break, assim como da mímica do kuduro e do contorcionismo. Após esta apresentação terá início o sarau de poesia Sub-Vinte-e-Seis, com Luiza Romão, Warley Noua, Ingrid Martins, Felipe Marinho e Renato Kolla. Eles irão compartilhar com o público seus textos, poemas e letras de música. Entre os temas, amor, juventude, resistência e sociedade. Além disso, o sarau contará com microfone aberto para participação do público.

Demonstração de passinho do Mapa dos Afetos / Foto: Divulgação

Participe aqui!

Conheça a página do Mapa dos Afetos no Facebook.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha.

Mapa dos Afetos, que une cultura digital com ativismo e intervenção urbana, traz ao CCJ a Oficina de Passinho

Local

Área de Convivência
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo, SP 02720-200 Brasil