Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, fará workshop no CCJ é Rock – Foto: Reprodução/BaterasBR

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha, preparou uma programação para comemorar o Dia do Rock, celebrado em 13 de julho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o equipamento vai receber dois festivais com atrações que envolvem shows, exposições, workshops e feiras. Os eventos são abertos para todos os públicos.

Eduardo Santana, diretor do centro cultural, fala sobre a história rock e a ideia de resgatá-lo na programação. “A palavra rock sempre esteve envolvida com os jovens, pois o rock surge a partir do blues e muito falam que o Elvis é o pai  do movimento. Mas, anos antes, Chuck Berry já tocava o ritmo para adolescentes em busca da dança, namoro e carros”, relembra Santana.

“O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso sempre foi palco de bandas de punk, indies, clássicos, nacionais e internacionais, por isso a ideia de celebrar o dia com uma programação para o mês. Let’s go rock roll”, diz.

Hardcore Attack’18

No sábado (7), das 13h às 22h, o público será presenteado com o 1º festival: “Hardcore Attack’18“, apoiado pelo coletivo Linces & Lobos. Durante todo o evento, empreendedores independentes farão exposições de marcas que ganharam reconhecimento na cena por oferecer acessórios e roupas com base no “faça-você-mesmo”, método característico da cultura punk e hardcore.

Os shows serão comandados pelas bandas ACruz Sesper, Maguerbes, Deb and The Mentals, Cristo Bomba e Test. As apresentações terão início às 17h.

O festival também terá uma ação de silkscreen com Levi Drums, baterista do Cristo Bomba. O músico vai imprimir a arte do evento em camisetas para o público.

17h30 – ACRUZ SESPER – área de convivência
18h15 – DEB AND THE MENTALS – anfiteatro
19h00 – CRISTO BOMBA – anfiteatro
19h45 – TEST – anfiteatro
20h30 – MAGUERBES – anfiteatro

Ex-Cachorro Grande

No dia 19, Marcelo Gross, ex-guitarrista da Cachorro Grande, fará show de lançamento do seu novo álbum duplo, “Chumbo & Pluma”. O espetáculo, como o disco, se divide em duas partes – no início, a parte acústica, com as baladas do ‘Pluma’; no segundo ato, a parte elétrica com o rock’n’roll do ‘Chumbo’. O cantor também relembrará músicas do 1º disco solo, “Use o Assento Para Flutuar”.

CCJ é Rock

No dia 21 de julho, das 13h às 22h, o CCJ realiza o 2º festival do mês, “CCJ é Rock“, com shows das bandas Paarmann Rock Family, Dance Of Days, Hateen e Clemente & A Fantástica Banda Sem Nome. A festa também receberá a exposição do fotógrafo Fernando Pires, conhecido por retratar shows de artistas como Metallica, Rolling Stones, Kiss, Pearl Jam, Guns N Roses e grandes festivais como Rock In Rio e Monsters Of Rock. A atração ainda oferecerá ao público feira de vinil e parcerias com marcas de roupas ligadas à moda rock’n’roll, além do espaço gastronômico Rock Food.

Para os workshops, estão confirmadas presenças de Heitor Gomes, baixista que já atuou ao lado das bandas Charlie Brown Jr e CPM22; Edu Ardanuy e Fulvio Oliveira vão falar sobre a importância da guitarra elétrica dentro do rock, e Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, mostrará ao público técnicas de execução de músicas.

Programação:
12:00 Abertura do Evento
13:00 El Zombie – Arena
14:00 Heitor Gomes – Teatro
15:00 Heraldo Paarman -Arena
16:00 Edu Ardanuy e Fulvio Oliveira – Teatro
18:00 Dance of Days – Arena
19:00 Eloy Casagrande – Teatro
20:00 Hateen – Arena
21:30 Clemente e a fantástica banda sem nome – Arena

Feira de Vinil – feira de venda e trocas de discos de vinil
Feira Varanda do Rock – espaço da moda roqueira (roupas e acessórios)
Rock Food – espaço destinado para comidas e bebidas
Banca da divulga – exposições de materiais de bandas e agitadores culturais, organizadores de shows que queiram divulgar e expor sua arte, seu trabalho, bandas que queiram comparecer ao espaço para interagir com bandas de qualquer lugar do Brasil e fortalecer intercâmbio musical e cultural

Serviço

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está localizado na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e a 5 minutos do Terminal Cachoeirinha.

Informações sobre programação em www.ccj.prefeitura.sp.gov.br ou nas redes: facebook.com/CCJuventude. Instagram e Twitter: @ccjuventude.

No mês de julho, CCJ prepara programação dedicada ao rock